quarta-feira, 1 de outubro de 2008

DirectX

O DirectX é uma forma de comando de estilo e interfaces de objectos, como também um administrador desses objectos, e é composto por:

-->DirectX Grafics, incluindo dois APIs (Application Programming Interface (ou Interface de Programação de Aplicações)):
  • DirectDraw: para desenhos de gráficos 2D.
  • Direct3D (D3D): para desenhos de gráficos 3D.
-->DirectInput: para distribuição de dispositivos de de controle - teclados, mouses, joysticks, ou outros controladores de jogo.

-->DirectPlay: para comunicação em rede local de computadores ou internet.

-->DirectSound: para a reprodução e gravação de sons de waveform.
  • DirectSound3D(DS3D): para a reprodução de sons 3D.
-->DirectMusic: para reprodução de trilhas sonorasoutoradas no DirectMusic Producer.

-->DirectX Media: incluindo DirectAnimation para animação 2D da web, DirectShow para reprodução de multimídias e streaming media, DirectX Transform para interatividade na internet, e Direct3D Retained Modo para níveis mais alto de gráficos 3D. DirectShow contém plugins de DirectX para processamento de sinais de áudio e DirectX Video Acceleration para aceleração de reprodução vídeo.

-->DirectX Media Objects: apoio por streaming objects como codificadores, decodificadores, e efeitos.

-->DirectSetup: para a instalação de componentes de DirectX.

Versões DirectX até à data de hoje
  • DirectX 1.0: 4.02.0095
  • DirectX 2.0: 2.0a 4.03.00.1096
  • DirectX 3.0: 3.0a 4.04.0068
  • DirectX 5.0: 4.05.01.1721 (lançado no Windows 98)
  • DirectX 6.0: 4.06.02.0436 (lançado no Windows 98 SE)
  • DirectX 7.0: 4.07.00.0700 (lançado no Windows 2000 e Windows ME)
  • DirectX 8.0: 4.08.00.0400
  • DirectX 8.1: 4.08.01.0811 (lançado no Windows XP e Windows Server 2003)
  • DirectX 9.0: 4.09.0000.0900
  • DirectX 9.0a: 4.09.0000.0901
  • DirectX 9.0b: 4.09.0000.0902
  • DirectX 9.0c: 4.09.0000.0904 (última versão)
  • DirectX 9.0l: (L para legacy, implementação do DX9 para Windows Vista)
  • DirectX 10.0 6.0.6000.16386 (lançado no Windows Vista)
  • DirectX 10.1 (lançado no Service Pack 1 para Windows Vista)
NOTA:
* Não há uma versão 4.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

CrossFire e SLI


CrossFire

CrossFire é uma tecnologia para GPUs desenvolvida pela ATI. Ela possibilita usar duas placas de vídeo em parelelo para processamento de imagem. É equivalente à tecnologia SLI da rival nVidia e ambas são semelhantes a outra tecnologia SLI (Scan-Line Interleave).

O aumento de desempenho é acompanhado de um alto custo, que exige um conjunto de motherboard, fonte de alimentação e placas gráficas compatíveis, além de necessitar em alguns casos de uma placa específica para o modo Crossfire.

Anunciada em 30 de Maio 2005 sofreu diversos atrasos de disponibilidade e foi lançado oficialmente em 26 Setembro.



SLI

Scalable Link Interface (SLI) é um método desenvolvido pela nVidia para unir duas (ou mais) placas de vídeo apresentando apenas uma única saída de vídeo. As placas de vídeo compartilham paralelamente o processamento de imagens, aumentando a velocidade de processamento ou a qualidade de imagem.

Uma implementação SLI requer além de duas placas compatíveis, uma motherboard com barramento PCI-Express duplo, e drivers compatíveis. Além disso, para um desempenho optimizado é necessário um "perfil" de configuração para o jogo utilizado.

Foi anunciado em 28 de Junho de 2004 e lançado em 17 de Novembro do mesmo ano.

Placa Gráfica - Biografia Oficial

placa gráfica é um componente de um computador que envia sinais para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. Normalmente possui memória própria, com capacidade medida em bytes.

Nos computadores de baixo custo, as placas de vídeo estão incorporadas na motherboard não possuem memória dedicada, e por isso utilizam a memória RAM do sistema, normalmente denomina-se memória (com)partilhada. Como a memória RAM de sistema é geralmente mais lenta do que as utilizadas pelos fabricantes de placas de vídeo, e ainda dividem o barramento com o processador e outros periféricos para acede-la deste método torna o sistema mais lento. Isso é notado especialmente quando se usa recursos tridimensionais.

Já em computadores com Hardware de Vídeo apropriado pode ter um processador próprio, o GPU ou acelerador gráfico. Trata-se de um processador capaz de gerar imagens e efeitos visuais tridimensionais, aliviando o trabalho do processador principal e gerando um resultado final melhor e mais rápido.

Tais processadores, em geral, estão disponiveis apenas em hardware a ser adicionado ao computador (placas de video), embora existam motherboards que possuam esse recurso.

Também existem duas tecnologias voltadas aos usuários de softwares 3D e jogadores: SLI e CrossFire. Essa tecnologia permite juntar 2 placas de vídeo para trabalharem em paralelo, duplicando o poder de processamento gráfico e melhorando seu desempenho. SLI é o nome adoptado pela nVidia, enquanto CrossFire é utilizado pela ATI. Apesar da melhoria em desempenho, ainda é uma tecnologia cara, que exige além das duas placas, uma motherboard que aceite esse tipo de arranjo. E a energia consumida pelo computador se torna mais alta, muitas vezes exigindo uma fonte de alimentação melhor.

Barramentos

ISA (Industry Standard Architecture)

O Barramento ISA é formato por slots que trabalham com 8 e 16 bits por vez. Além disso, em placas-mãe antigas, o barramento ISA era usado internamente para a comunicação entre o processador e alguns chips presentes na motherboard.

O ISA surgiu no computador IBM PC, na versão de 8 bits e posteriormente, chegou novamente IBM PC AT, passando a usar 16 bits de dados por vez (provando que trata-se de um barramento antigo). Como esse computador trabalhava a uma velocidade de 8 MHz (processador 286), o ISA herdou essas características, ou seja, passou a trabalhar nesta mesma velocidade. No barramento ISA, os processos de escrita/leitura requeriam pelo menos 2 períodos de clock, o que possibilita realizar no máximo 4 milhões de transferências de dados por segundo. Em outras palavras, cada transferência estava limitada a 16 bits, o que permitia uma taxa de transferência de máximo 8 MB por segundo.










PCI
(Peripheral Component Interconnect)

Criado pela Intel na época do desenvolvimento do processador Pentium, o barramento PCI é utilizado até hoje. O motivo de tanto sucesso se deve à capacidade do barramento de trabalhar a 32 ou 64 bits, o que oferecia altas taxas de transferência de dados. Só para dar uma noção, um slot PCI de 32 bits pode transferir até 132 MB por segundo. O PCI também foi considerado "revolucionário" por suportar, até então, o poderoso recurso Plug and Play (PnP), que permitia que a placa instalada num slot PCI fosse automaticamente reconhecida pelo computador. Hoje em dia, os slots PCIs são usados por vários tipos de periféricos, como placas de vídeo, de som, de rede, modem, adaptadores USB, enfim.

A versão de 64 bits do PCI, cujo slot era um pouco maior que os slots de 32 bits, nunca chegou a ser popular. São raras as placas-mãe que usam esse tipo. Isso porque os slots de 32 bits, além de mais baratos, tem taxas de transferência suficientes para a maioria das aplicações. Teoricamente, a velocidade do barramento PCI equivale à metade do valor do clock externo do processador. Mas sabe-se que esse valor também é sujeito às especificações do chipset das motherboards.









AGP
(
Accelerated Graphics Port)

Criado para obter uma maior taxa de transferência entre a motherboard e as placas de vídeo (principalmente para uma melhor performance nas aplicações 3D), a Intel desenvolveu um barramento especialmente desenvolvido para a comunicação com o vídeo.

O uso desse barramento iniciou-se através de motherboards que usavam o chipset i440LX, da Intel, já que esse chipset foi o primeiro a ter suporte ao AGP.

A principal vantagem do barramento AGP é o uso de uma maior quantidade de memória para armazenamento de texturas para objectos tridimensionais, além da alta velocidade no acesso a essas texturas para aplicação na tela.

O primeiro AGP (1X) trabalhava a 133 MHz, o que proporciona uma velocidade 4 vezes maior que o PCI. Além disso, sua taxa de transferência chegava a 266 MB por segundo quando operando no esquema de velocidade X1, e a 532 MB quando no esquema de velocidade 2X (hoje, é possível encontrar AGPs com velocidades de 4X e 8X). Geralmente, só se encontra um único slot nas placas-mãe, visto que o AGP só interessa às placas de vídeo.

BARRAMENTOS - PIC

PCI-E (Peripheral Component Interconnect Express)

PCI Express (também conhecido como PCIe ou PCI-EX) criada pela Intel em 2004, o PCI Express foi concebido para substituir os padrões AGP e PCI. Sua velocidade vai de 1x até 32x (sendo que atualmente só existe disponível até 16x). Mesmo a versão 1x consegue ser duas vezes mais rápido que o PCI tradicional. No caso das Placas Gráficas, um slot PCI Express 16x é duas vezes mais rápido que um AGP 8x. Isto é possível graças a sua tecnologia, que conta com um recurso que permite o uso de uma ou mais conexões seriais para transferência de dados.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

EGA & VGA

EGA (Enhanced Graphics Adapter) foi criado em 1984 pela IBM, sendo o segundo padrão gráfico colorido na história dos microcomputadores IBM PC, aumentando as capacidades gráficas dos microcomputadores compatíveis com IBM PC no padrão CGA eram limitadas e o novo adaptador acrescentou novos modos de vídeo e uma maior quantidade de cores exibíveis simultaneamente.

Paleta EGA de 64 cores
Paleta EGA de 64 cores

Gráficos EGA

O EGA foi bastante utilizado até meados de 1987, altura em que o padrão VGA passou a dominar o mercado.

VGA (Video Graphics Array)

VGA 256 color palette
Paleta VGA de 256 cores

Gráficos VGA

A 1ª Placa Gráfica a Cores

CGA (Color Graphics Adapter), introduzida em 1981, foi a primeira placa de vídeo colorida da IBM e o primeiro padrão de vídeo colorido para o IBM PC.

Resolução máxima: 160 x 100 16 Cores


Paleta CGA completa de 16 cores
(valores hexa adaptados da especificação do MC6845)
0 — preto
#000000
8 — cinza (escuro)
#545454
1 — azul
#0000A8
9 — azul claro
#5454FE
2 — verde
#00A800
10 — verde claro
#54FE54
3 — ciano
#00A8A8
11 — ciano claro
#54FEFE
4 — vermelho
#A80000
12 — vermelho claro
#FE5454
5 — magenta
#A800A8
13 — magenta claro
#FE54FE
6 — marrom (laranja)
#A85400
14 — amarelo
#FEFE54
7 — cinza claro
#A8A8A8
15 — branco
#FEFEFE

Paleta fixa de 4 cores CGA #1
padrão 5 — magenta
3 — ciano 7 — cinza claro

Paleta fixa de 4 cores CGA #2
padrão 4 — vermelho
2 — verde 6 — marrom




















Gráficos CGA

A 1ª Placa Gráfica de processamento de Texto e Sucessores

A Placa Gráfica Hércules (HGC - Hercules Graphic Card), criada em 1984 foi bastante famosa na altura devido ao facto de suportar modo de texto (só alfabeto Thai) em alta resolução com um único modo gráfico e com uma porta de impressora adicional.

Sucessores:

Hercules Graphics Card Plus (Junho de 1986) permitia o uso de fontes definidas pelo utilizador no modo texto 80×25.

Hercules InColor Card (Abril de 1987) incluía capacidades de cor similares à EGA, com 16 cores de uma paleta de 64. Suportava os mesmos dois modos texto em 80×25 e gráficos em 720×348.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Abertura Oficial do Blogue

Declaramos oficialmente aberto o Blogue ESAC sobre Placas Gráficas

Damos as Boas-Vindas a todos aqueles que aqui chergaram.

Vejam também
  1. Processadores
  2. Placas de Som